terça-feira, 6 de setembro de 2011

Administrar é Saber Delegar -

Stephen Kanitz

Imgres-7 Administração é possivelmente a única profissão onde o sonho é fazer nada. O sonho é perder poder, e entregá-lo aos colegas de trabalho.
Vocês já viram charges com um executivo reclinado na cadeira com os pés na mesa?
Sucesso para um bom administrador é quando delegamos tudo, quando a empresa anda sozinha, quando não precisa mais da gente, quando nos tornamos dispensáveis. 
Compare essa atitude com a conhecida atitude de Fidel Castro, Hugo Chávez, Stalin cujo objetivo é controlar tudo.
Administrar é conseguir criar um sistema auto sustentável onde pessoas estranhas e desconhecidas conseguem trabalhar juntas em relativa harmonia, sem supervisão.
Por isto delegamos. Por isto, você não encontra Ditador administrador, administrador centralizador de tudo, administrador que quer assinar tudo que precisa ser assinado numa empresa.
Se queremos uma empresa que mais dia menos dia não mais precisará de nós, precisamos delegar e criar organizações auto-sustentáveis.
Claro, sempre surgem imprevistos.
Por isso, nossos pés não ficam muito tempo em cima da mesa, mas mostra uma atitude profissional de dar poder aos outros, e não acumular poder para si.
Eu não entendo como a sociedade brasileira, os milhares de jornalistas de esquerda, dão preferência à visão dos centralisadores, combatem administradores como iguais aos empresários, centralisadores que são.
Para mim é tão óbvio que uma sociedade livre só é possível em organizações descentralizadas onde todos participam das decisões, por que então se exclui a visão do administrador como fazem há mais de 60 anos? Alguém me explica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário