Dez dicas para você se tornar um líder nota 10



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Trabalho| 13 de janeiro de 2012 | 7h 20

Dez dicas para você se tornar um líder nota 10

O bom chefe consegue manter a equipe motivada. E um time de funcionários motivados pode render mais
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Felipe Rau/AE
Felipe Rau/AE
Delegar tarefas é uma das dicas mais importantes
Desenvolver um produto ou serviço inovador é fundamental para o sucesso de um negócio. Planejar a empresa – antes, durante e após o início das atividades – também. Capital de giro para tocar o empreendimento, dizem os especialistas, é fundamental.

A diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento, porém, pode estar na maneira como você conduz o negócio. E, nesse ponto, ser um bom líder é fundamental. Pensando nisso, o Estadão PME elaborou uma lista com dez ações efetivas que podem transformá-lo em um bom chefe.

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Ao seguir essas recomendações, você só tem a ganhar. Principalmente porque conseguirá reter talentos em sua equipe de trabalho. “Nos pequenos negócios, o profissional pode ter contato com diversas áreas e possui também mais poder de agir para modificar o funcionamento das coisas. E isso é bastante valorizado pelos trabalhadores modernos”, afirma Fernando da Costa, diretor da Human Brasil, empresa especializada em recrutamento e seleção.

O especialista já deu uma dica: conceda autonomia aos funcionários. Agora, confira a lista para ser um bom chefe.

1) Quando ocorrer um erro, aborde o funcionário com imparcialidade e procure orientá-lo.

2) Seja transparente e justo

3) Compartilhe os bons resultados com a equipe, valorizando e reconhecendo o mérito do time.

4) Em situações de instabilidade, tome decisões conjuntas e assuma a responsabilidade.

5) Comunique a visão da empresa aos funcionários.

6) Procure identificar líderes potenciais e contribua para a formação deles.

7) Delegue tarefas.

8) Em caso de falha, busque com os funcionários aprender com os erros e identificar suas causas.

9) Realize feedback com frequência.

10) Seja comprometido com resultados e transmita isso para a equipe por meio de desafios.

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